quinta-feira, 25 de outubro de 2012

ARTIGO - PROF. ANDRE MOREIRA -


Enredo Do Meu Arrasta-Pé

            O São João 2012 mal acabou e o Mundo Junino já esboça os primeiros preparativos para o São João 2013.
            Sem dúvidas, uma boa escolha de tema é vinte porcento, ou mais,  do sucesso do grupo, no entanto, o São João 2012 teve um aprendizado interessante no que diz respeito ao trinômio tema-argumento-desenvolvimento, uma vez que várias quadrilhas culminaram por escolher o mesmo fio condutor.
            Quanto ao tema, na categoria salão, por exemplo, algumas das mais importantes quadrilhas juninas do Rio de Janeiro decidiram falar de cinema. Já na categoria roça, a predominância foi cantar o Rei do Baião. Mas, porque um tema ficou tão claro e tão bem explorado quanto o outro, se o “fio” era o mesmo?
            É aí que entra a questão do argumento, que eu costumo chamar de caminho.
            O idealizador e o condutor devem ter bom senso, ou seja, devem decidir se pegam a Avenida Brasil, se vão pelo retorno ou se vão pela Linha Amarela engarrafada. E é claro que, uma boa consulta aos sites de tráfego cai bem.  Neste caso, os sites de tráfego são as características da sociedade em si, bem como a conveniência de tudo. E é aí que entra o desenvolvimento, isto é, a fluidez do argumento. Essa fluidez pode ser cronológica, ilustrativa, fantasiosa ou real.
            Por isso que se diz que uma boa escolha do tema é de fato, o começo de um grande sucesso, que certamente virá...

                                                                                                           Prof.: André Moreira

Nenhum comentário: